5 livros que falam sobre as nossas diferenças
- Tim Tim Por Tim Tim
- 5 de nov. de 2018
- 3 min de leitura

As diferenças estão por toda parte. Todos temos algo que nos faz diferentes do resto do mundo. Nenhuma peculiaridade é ruim e todos os nossos traços formam o que nós somos: personalidade e corpo. Esses livros tratam de deficiências físicas e intelectuais e são sobre respeito. Neles, você vai encontrar respostas e personagens incríveis que venceram dificuldades e encontraram caminhos para realizar sonhos e deixar a vida mais colorida.
1) “Não se esqueçam da rosa”, de Giselda L. Nicolelis

Além de diferenças, a obra tem também um contexto histórico que afetou milhares de pessoas no Japão. Escrito por Giselda Laporta Nicolelis, este livro é sobre uma garota chamada Hanako. O pai da menina havia recebido a radiação da bomba de Hiroshima e ela acabou nascendo com uma doença genética que degenera os ossos (osteopatia). A menina decide então escrever um diário sobre sua situação e a das milhares de vítimas da bomba, de uma maneira reflexiva, mostrando aspectos da cultura japonesa e suas belezas.
2) “Como procurar um cachorro perdido?”, Ann M. Martin

Essa história é sobre como um cachorro consegue mudar a vida de alguém. Tudo bem, mas onde está a diferença? A resposta é Rosa Howard. Obcecada por regras e com muitas dificuldades de socialização na escola e em casa, a garota de 12 anos é diagnosticada com transtorno do espectro autista e ganha um animal de estimação para compartilhar o dia e as tarefas. Acontece que, por algum motivo misterioso, ele some e ela terá que descobrir um jeito de encontrá-lo com um plano muito bem traçado e a ajuda das pessoas.
O que é transtorno do espectro autista?
É um transtorno que modifica a capacidade de se comunicar e de interagir com o outro. Existem vários graus. No caso de personagem do livro, o grau é conhecido com asperger, considerada uma forma mais leve do autismo.
3) “Rodrigo enxerga tudo”, Markiano Charan Filho

Tudo começa com uma amizade. Rodrigo é transferido para uma nova escola e se torna um grande amigo de André, mas seus outros colegas da escola fazem comentários dos quais ele não gosta. Isso tudo muda quando todos começam a perceber que, apesar de deficiente visual, Rodrigo enxerga a vida de um jeito muito amplo e muitas vezes vê caminhos que os outros não conseguem. A partir daí, o garoto começa a conquistar o respeito e a admiração de todos, mostrando que as dificuldades o fazem mais forte.
Quais são os tipos de deficiência visual?
Pessoas que são deficientes visuais têm toda ou parte da visão comprometida.
Baixa visão: com o uso de lentes de aumento e lupas, a pessoa consegue ler e escrever. Além disso, o uso de bengalas faz com que ela tenha independência na hora de se locomover pela cidade;
Próximo à cegueira: a pessoa consegue diferenciar ambientes claro e com muita luz de ambientes escuros. Para ler e escrever, precisa usar o sistema de braile;
Cegueira: não existe diferença entre luz e sombra. Ela precisa usar bengalas para andar e usar braile para escrever e ler.
4) “Por que Heloísa?”, Cristiana Soares

A publicitária Cristiana Soares escreveu esse livro para questionar: Será que estamos totalmente preparados para a diversidade? De que forma podemos lidar com ela? Essa é uma história real de uma garota com paralisia cerebral que nunca desistiu. É uma história de perspectivas. De esperança. Heloísa não é só protagonista de sua própria vida, mas também de uma obra que leva leitor a questionar sobre sua própria vida. Se podemos ser melhores, então por que não somos?
O que é paralisia cerebral?
É uma doença que está presente desde o nascimento da pessoa que a possui. Ela afeta os movimentos, o equilíbrio, movimentos involuntários, falta de coordenação, podendo até causar distúrbios de fala e comprometimento auditivo e visual.
5) “Meu amigo Down”, Claudia Werneck

Essa é uma coleção lançada em 1994, mas os assuntos debatidos aqui são relevantes até hoje. Esses livros foram escritos por Claudia Werneck e são sobre um menino que possui um amigo com síndrome de down e não consegue entender os desafios diários dele, porém sempre tanta ajudá-lo. É um livro sobre parceria, união e compaixão pelo próximo.
O que é síndrome de down?
Os seres humanos nascem, em geral, com 46 cromossomos. Pessoas com síndrome de down nascem com 47 e isso pode afetar um pouco o organismo, provocando uma certa sensibilidade a algumas doenças.
Comments