top of page

Por que as unhas, o cabelo e os pelos estão sempre crescendo?

Atualizado: 5 de nov. de 2018



Cortar as unhas dos pés e das mãos está entre as ações que mais vamos repetir ao longo da vida. Isso porque elas, assim como o cabelo e os pelos, estão sempre em crescimento. E é importante que estejam: afinal ajudam a proteger o nosso corpo.


À primeira vista, eles fazem parte da nossa aparência e identidade visual. Cabelo curto ou comprido, com as cores naturais ou pintado de azul, rosa, laranja… O mesmo vale para as unhas, que podem ter vários formatos e cores. Mas, no fundo, a verdadeira função deles é de nos ajudar com a nossa saúde. Rita de Cássia Biaggioni é dermatologista e explica as principais funções deles.

  • Cabelo: Protege do frio e é um escudo usado pelo nosso couro cabeludo contra os raios solares. Em conjunto com o principal osso da nossa cabeça, o crânio, o cabelo ajuda na proteção do nosso cérebro.

  • Pelos: Temos pelos em vários lugares do corpo e cada um deles têm uma função diferente. Os pelos do nariz filtram o ar que respiramos; os pelos do rosto e do corpo ajudam a nos proteger do frio; e os pelos das axilas e das partes íntimas protegem contra o atrito nestes locais.

  • Unhas: Elas protegem as pontas dos dedos das mãos e dos pés. Além disso, também nos auxiliam na hora de segurar pequenos objetos.

“Eles crescem para que se recuperem diante de uma agressão interna ou externa que muda as suas funções”, explica a médica.

Estas agressões podem vir de elementos químicos, como tinturas, descolorantes, esmaltes, cloro da piscina, ou de elementos físicos, como secador, alicate, lixas, os raios de sol.


Como o crescimento acontece?


Os cabelos e pelos crescem a partir de dobraduras da pele, chamadas de folículos. Estas pequenas bolsas guardam células que produzem a queratina, uma proteína que forma os fios. Quando estas células param de produzir queratina e morrem, empurram o fio de cabelo para fora da pele.


As unhas são também formadas pela queratina. Logo abaixo da cutícula, junto à pele, encontra-se a matriz ungueal, onde as células desenvolvem a unha. Depois de ficarem cheias de queratina, elas empurram a unha para fora da cutícula.


Portanto, o cabelo, os pelos e as unhas não são feitos de células vivas. Essa é a razão pela qual não dói ir ao cabeleireiro ou cortar as unhas das mãos e dos pés.

Comments


Sobre Nós

Vocês, pequenos curiosos, estão na posição de interrogar sobre tudo o que os cerca, não é? Aqui, vocês serão ouvidos e atendidos!
O nosso site de jornalismo procura informar sobre assuntos do universo das crianças e também da sociedade em geral. É um espaço produzido com a ajuda de vocês, e claro, para vocês.

WhatsApp Image 2018-11-09 at 20.37.29.jp
oie_transparent.png
bottom of page