
Negro. Estados Unidos. Presidente.
Quem é a primeira pessoa que aparece na sua cabeça ao ouvir essas três palavras? Barack Obama!
Barack Hussein Obama Jr. foi o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Assumiu o governo do país em 2009 e ainda foi reeleito em 2012 com 65 milhões de votos, o que equivale a pouco mais da metade da população estadunidense.
Nos seus mandatos, o ex-presidente incluiu os grupos vulneráveis e marginalizados da sociedade, como as mulheres, a comunidade LGBT (lésbicas, gays, transexuais e bissexuais) e os imigrantes. Além disso, Obama lutou por um mundo menos poluído, criando diversas iniciativas para discutir e defender o meio ambiente.
E como qualquer adulto, Obama também foi uma criança!
Fruto de uma mistura africana e norte americana, ele nasceu no dia 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Hawaí. Quando tinha apenas 2 anos, seus pais se divorciaram. Junto com sua mãe e seu padrasto, o pequeno Obama foi para Indonésia, onde viveu uma boa parte da infância. Por isso, desde criança, ele teve que aprender a lidar e conviver com diferentes culturas.
As biografias registram que nessa época, ele tinha um macaco de estimação chamado Tata! Também foi uma criança muito agitada e desengonçada: uma vez, sem querer, quebrou o braço de um colega enquanto andava de bicicleta.
E o mais interessante de tudo: o ex-presidente Barack Obama foi um menino que amava jogar basquete e ainda continua sendo o esporte favorito dele. O seu time preferido é o Chicago Bulls.
Desde que deixou a Casa Branca, em 2017, ele falou em diversas entrevistas sobre seu sonho de formar sua própria equipe na NBA, a associação nacional de basquete dos Estados Unidos.
Comentários