Por que as conchas reproduzem o barulho do mar?
- Tim Tim Por Tim Tim
- 30 de out. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de nov. de 2018

Prepare-se para a revelação a seguir: o ruído que ouvimos na concha, na verdade, não é o barulho do mar. É apenas a soma de todos os ecos produzidos pela concha que, coincidentemente nos lembra o som das águas. Por isso podemos nos lembrar do oceano colocando a concha próxima ao ouvido em qualquer local barulhento.
Quem nos explica este fenômeno é Gilberto Sitchin, médico otorrinolaringologista do Instituto Paulista de Otorrinolaringologia.
“O formato da concha é espiral. Por causa disso, todo som do ambiente que entra na concha se propaga dentro dela e acaba sendo amplificado”, diz.
É a mesma coisa que acontece em uma sala com muito eco: o som da nossa voz é ampliado e temos a impressão de escutá-lo se repetir no ambiente. Este fenômeno é chamado de reverberação. Mas experimente colocar escutar o som das conchas em um local completamente silencioso. Como não há ruído no local, a concha não produz sons.
Mesmo assim, quando estivermos com saudades da praia, do mar e da areia, a concha pode ser uma forma de lembrarmos de lá.
Comentários