top of page

Quais dicas usar para estudar melhor?

Foco nos estudos: siga o passo a passo para se sair bem na hora de estudar

Gostou das dicas do pequeno curioso Inácio Koski de Moraes? Então você vai gostar de ouvir outros conselhos, agora da pedagoga Taís Bento, do site SOS Educação. Falando sobre isso, ela explica que “o ideal é usar toda a nossa concentração nos estudos”. É essencial desligar a TV, deixar o celular longe e focar na matéria. Se precisar usar a internet para pesquisar mais sobre o assunto, tirar dúvidas ou assistir vídeos, faça isso antes ou depois dos estudos.

Outra dica é fazer pausas a cada 30 minutos de estudos. Afinal, estudar faz a nossa mente trabalhar a mil por hora.


“Conforme estudamos, o nosso cérebro vai perdendo energia e oxigênio. Por isso, vai ficando mais difícil continuar concentrado”, explica Taís.

Deixe um cronômetro programado de meia em meia hora. Quando tocar, faça algum exercício e movimente-se por cinco minutos. Vale ir até a cozinha, fazer um polichinelo, caminhar pela casa ou fazer um alongamento e depois, volte aos estudos. Você perceberá a diferença no momento em que se sentar para continuar a estudar.


Escolha o melhor cantinho para estudar


O local mais adequado para colocar os estudos em dia é aquele que não tem barulho ou distrações, e no qual você se sinta confortável. Escolhido o espaço, acostume-se a estudar no mesmo lugar todos os dias.

Além disso, coloque sobre a mesa só o material que você realmente vai usar naquele momento. A pedagoga Taís explica o porquê: “só de ver uma pilha de livros e um monte de cadernos, o nosso cérebro entende que é muita coisa e que ele não vai dar conta’”. Então selecione só o material essencial.



Defina um horário e continue com ele todos os dias


Geralmente, almoçamos e jantamos no mesmo horário todos os dias. Quando os ponteiros do relógio vão se aproximando desta hora, nosso estômago passa a pedir comida, avisando que chegou o momento de comer. Com os estudos funciona do mesmo jeito...


O importante é definir um mesmo horário para estudar e segui-lo todos os dias. Quando os ponteiros do relógio forem se aproximando deste momento, nosso cérebro entende que é hora de se concentrar nos livros e apostilas.


Faça a lição de casa para estudar


Mesmo que você que seja uma matéria que você goste e que tenha prestado atenção na aula, o conteúdo ficará guardado no seu cérebro como um rascunho escrito à lápis. Ou seja, é muito fácil de se esquecer. Só depois que você revisa e estuda mais de uma vez é que o seu cérebro vai escrever as informações com caneta permanente, fazendo com que fique mais difícil de se esquecer esta informação.

Comece a estudar pela matéria que você não gosta


O momento em que começamos a estudar é aquele que temos mais energia e ânimo. Conforme os minutos de estudos vão passando, nossa bateria vai descarregando também. Por isso, começar a estudar justamente pela matéria que você não gosta, faz com que, no final dos estudos, você se depare com aquela que gosta mais. Assim, você termina os estudos com a sensação boa e leve de estudar o que gosta.


Comments


Sobre Nós

Vocês, pequenos curiosos, estão na posição de interrogar sobre tudo o que os cerca, não é? Aqui, vocês serão ouvidos e atendidos!
O nosso site de jornalismo procura informar sobre assuntos do universo das crianças e também da sociedade em geral. É um espaço produzido com a ajuda de vocês, e claro, para vocês.

WhatsApp Image 2018-11-09 at 20.37.29.jp
oie_transparent.png
bottom of page