Vale o alerta: os fones podem prejudicar a sua audição

Eles são coloridos, acompanham as pessoas em casa, na rua, no ônibus e na escola e ainda são capazes de reproduzir suas músicas preferidas. Mas não se engane: os fones de ouvido não são tão inofensivos quanto aparentam ser. Quando estão com um volume muito alto, eles podem afetar o nosso sistema auditivo, que funciona como um dominó. Isso tem consequências nos sons que escutamos.
Para saber mais sobre este problema, é importante entender como o sistema auditivo funciona.
Como conseguimos ouvir os sons?
Ouvir um som é uma atividade muito mais complexa do que imaginamos. O nosso ouvido e o nosso cérebro trabalham em conjunto para escutarmos o cachorro latindo, a chuva caindo ou a música tocando.
Pois então, como funciona o canal auditivo? As ondas sonoras do ambiente são captadas pela nossa orelha. Elas percorrem o canal auditivo até se depararem com uma membrana: o tímpano.
Tente imaginar o tímpano como um tambor. Afinal, a onda sonora o faz vibrar. O tímpano transforma a onda sonora em movimento por meio das vibrações. Como estas vibrações, três ossinhos do ouvido passam a se mexer também. São eles: a bigorna, o martelo e o estribo.
A vibração desses ossinhos, por sua vez, faz com que um líquido presente na cóclea se movimente. Esta região é um caracol. A movimentação deste líquido se transforma em um impulso elétrico.
A partir daí, o impulso elétrico vai percorrer o nervo auditivo, que é uma conexão entre o ouvido e o cérebro. Nesta última etapa, é função do cérebro receber o impulso elétrico e interpretá-lo.
O otorrinolaringologista Gilberto Stchin, do Instituto Paulista de Otorrinolaringologia, lembra que ouvir sons muito altos pode prejudicar o nosso sistema auditivo.
“A exposição ao som muito intenso leva a uma vibração intensa do líquido da cóclea, o que pode prejudicar o funcionamento do ouvido”.
O resultado disso pode ser a perda parcial da audição. O tratamento é muito difícil e não existe como voltar ter a audição que se tinha antes. É irreversível.
Assim, o melhor a fazer é evitar o problema. Não vamos deixar de ouvir músicas, usar fones de ouvido, mas o ideal é nos atentarmos para alguns aspectos:
Quando sentir qualquer desconforto no ouvido como um zumbido ou mesmo uma dor, significa que é hora de abaixar o volume do som;
Faça intervalos durante o uso dos fones. Depois de uma hora, deixe o seu ouvido descansar um pouco;
Para saber se você está escutando o som em um volume saudável para o seu ouvido, mantenha a barra de volume na metade sempre;
Comments