Fique por dentro das vantagens de se aproximar das notas e instrumentos musicais

O interesse do pequeno curioso Tobias Carmona Pires pela música surgiu quando ele descobriu vídeos de artistas tocando piano na internet. O encanto foi de primeira e ele passou a pedir aos pais para aprender este instrumento. Aos oito anos, começou a fazer aulas e, hoje, aos 10, garante: “toco muito bem agora”.
A professora de Iniciação Musical Ercília Scabora conta que a maioria dos alunos com mais de seis anos mostra interesse pela música e pede aos pais para começarem a estudar, como aconteceu com o Tobias. Para ela, as vantagens de aprender um instrumento musical vão além de poder tocar as suas músicas preferidas.
“Tocar um instrumento aumenta a nossa capacidade de concentração e de memorização, desenvolve a coordenação motora, ajuda na matemática e na leitura, na organização e na disciplina no estudo”, diz Ercília.
Afinal, acompanhar o ritmo certo da música, enquanto lemos as notas na partitura e tentamos coordenar os nossos dedos sobre o instrumento exige muita prática.
Além disso, outras matérias na escola usam a música para ensinar o conteúdo. Imagina decorar uma fórmula complicada de matemática usando a música? Ou contar a história de como os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, com melodia e ritmo? Assim, aprendemos de uma forma mais interessante e mais difícil de esquecer.
Para o Tobias, a música faz ele se sentir calmo, feliz e relaxado. "As vezes, eu estou nervoso. Então eu toco ou escuto uma música e fico mais relaxado e deixo a minha mente mais aberta". Quer saber mais sobre a experiência dele com a música? Veja no vídeo abaixo:
Comments